Pular para o conteúdo principal

Conheça as oficinas gratuitas on-line de Cotia em parceria com o Poiesis


Estão abertas as inscrições para diversas oficinas culturais gratuitas oferecidas em parceria com a Poiesis Organização Social de Cultura e a Secretaria de Economia e Cultura Criativa de São Paulo. Em Cotia, a parceria é firmada com a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer. As inscrições e a as oficinas acontecem remotamente, as vagas são limitadas.
As oportunidades são para as oficinas ‘Posso te indicar um conto – clube de leitura’, Workshop ‘Introdução à fotografia criativa’, ‘Dançar a dois, abrir espaços e construir caminhos’, ‘Artes e estéticas afro-brasileiras’, ‘Oficina de Produção de documentário’, ‘Oficina de apreciação musical: música folclórica sul-americana’ e ‘Introdução à teoria Queer e os seus manifestos’.
As oficinas serão realizadas ao vivo, por meio da utilização de ferramentas de reunião virtual (como Zoom, Google Meet, a ser confirmado em cada caso) e atenderão público inscrito previamente. A confirmação de participação e orientações serão enviadas para o e-mail de cada inscrito.

Inscrição para oficinas culturais gratuitas on-line:
Oficina: Posso te indicar um conto? - clube de leitura
De 6 a 29/7, das 17h às 19h
Inscrições até 27/6 no link https://forms.gle/iDNZqzfyRhx3Q8iN7
Os participantes desta oficina serão convidados à leitura de contos clássicos e contemporâneos brasileiros, com breve exposição sobre os autores e sua obra, seguido de bate-papo sobre impressões de leitura. 16 anos. 50 vagas.

Workshop: Introdução à fotografia criativa
Coordenação: Melissa Szymanski
De 7 a 16/7, das 14h às 16h
Inscrições até 28/6 no link https://forms.gle/MZGNNk5L2fRfeZaL7
A oficina visa mostrar o quão importante é aprender os pilares da fotografia e entender o percurso da luz, para estimular maior consciência no ato de fotografar. Será estudado o modo manual, com ênfase em câmeras SLR, DSLR e semiprofissionais explorando ISO, diferenças entre negativo e positivo, tipos e tamanhos de arquivos na câmera digital, velocidade do obturador, distância focal, abertura do diafragma e fotometria. 16 anos. 50 vagas.

Oficina: Dançar a dois, abrir espaços e construir caminhos
Coordenação: Ronaldo Mota
De 3 a 31/7, a partir das 18h (no Youtube)
Inscrições até 1/7 no link https://forms.gle/8RQoHGpkdbfhRjrs9
A oficina de dança de salão propõe um exercício do desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, utilizando-se de princípio da técnica Klauss Vianna de despertar e conhecer o corpo para a dança a dois. 16 anos. 80 vagas.

Oficina: Artes e estéticas afro-brasileiras
Coordenação: Luciara Ribeiro
De 13 a 17/7, das 14h às 16h
Inscrições até 3/7 no link https://forms.gle/QikCBxhGjYY8RHAV6
A oficina visa introduzir o estudo das artes e das estéticas afro-brasileiras, através de leituras e análises de obras e autores emblemáticas, de diferentes temporalidades, linguagens e contextos. 16 anos. 50 vagas.

Oficina de produção de documentário
Coordenação: Mário de Almeida
De 13 a 29/7, sendo os quatro primeiro encontros estarão disponíveis no Youtube, a partir das 17h. O último encontro, na quarta-feira dia 29/7, será ao vivo às 17h.
Inscrições até 10/7 pelo link https://forms.gle/cjt1y2vBGuQDCyfs7
O diretor Mário de Almeida introduz os espectadores à linguagem documental e apresenta formas de se produzir documentários com baixíssimo orçamento e poucos recursos técnicos, abordando principalmente as questões de âmbito criativo, desde a preparação das filmagens até a edição do documentário.

Oficina de apreciação musical: Música folclórica sul-americana
Coordenação: Marcos Matturro
De 14 a 28/7, sendo os quatro primeiro encontros estarão disponíveis no Youtube a partir das 17h. O último encontro, na terça-feira dia 28/7, será ao vivo às 17h.
Inscrições até 10/7 pelo link: https://forms.gle/Gf6SYKgnYfdGY8hD9
Serão abordados os seguintes gêneros: Candombe (Uruguai), Zamba (Argentina), Milonga (Argentina, Uruguai e Brasil) e Bambuco (Colômbia), através da produção musical de seus principais expoentes, sua retrospectiva histórica e características fundamentais que os identificam. 16 anos. 80 vagas.

Oficina: Introdução à Teoria Queer e os seus manifestos
Coordenação: Rafael Leopoldo e Sara Wagner York
De 22 a 30/7, das 14h às 16h
Inscrições até 10/7 no link https://forms.gle/dQ3zEuotBC2DvArp9
Os participantes desta oficina serão introduzidos ao pensamento Queer, por meio do conceito de manifesto enquanto gênero literário e dos manifestos produzidos pela própria teoria queer. 18 anos. 45 vagas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serviços da Prefeitura de Cotia on-line

Vou te dar uma ótima dica para você resolver assuntos com a prefeitura de Cotia sem sair de casa. Serviços como revisão e isenção de iptu; certidões e ofícios; certidão de valor venal; certidão de débitos, 2ª do IPTU, consulta de processos, entre outros, agora é possível utilizar sem a necessidade de ir aos Centros Integrados Tributários (CIT’s). Apesar dos órgãos públicos da cidade atuarem com contingente reduzido, para prevenção à proliferação do Covid-19 é bem mais seguro acessar o site www.cotia.sp.gov.br. Também é possível obter nota fiscal e tabelas e taxas, formulário para Inscrição Municipal de Empresas e REDESIM, formulário para Inscrição Municipal de Autônomo, Formulários Secretaria de Indústria e Comércio, Formulários da Secretaria de Habitação, Formulário para Baixa de Inscrição Municipal em Geral, Formulários da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária.

Dia da Família

Foto: Pixabay No dia 15 de maio comemoramos o Dia Internacional das Famílias. E independente de qualquer forma que seja configurada essa família, o mais importante é que nela haja muito amor. A data foi proclamada pela Assembleia Geral da ONU, em 1993, e reflete a importância que a comunidade internacional atribui às famílias. O objetivo desta celebração é promover a conscientização sobre questões relativas a esta instituição e para aumentar o conhecimento dos processos sociais, econômicos e demográficos que afetam as famílias. Desejo muita felicidade, compreensão, amor e paz para todas as famílias de nosso Brasil.

Fauna e Flora de Cotia: Pica-pau

Da ordem Piciformes e família Picidae, o Dryocopus pileatus, popularmente conhecido como pica-pau é uma das aves comuns pelos bosques de Cotia. Com seu porte médio, penas coloridas e uma crista vermelha (no caso dos machos), o pássaro, famoso por desenhos animados dos anos 80, justifica a sua nomenclatura popular pela sua capacidade de dar até 100 bicadas por minuto em troncos de árvores, seja para encontram larvas para alimentação ou construir ninhos.