Pular para o conteúdo principal

Conheça as oficinas gratuitas on-line de Cotia em parceria com o Poiesis


Estão abertas as inscrições para diversas oficinas culturais gratuitas oferecidas em parceria com a Poiesis Organização Social de Cultura e a Secretaria de Economia e Cultura Criativa de São Paulo. Em Cotia, a parceria é firmada com a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer. As inscrições e a as oficinas acontecem remotamente, as vagas são limitadas.
As oportunidades são para as oficinas ‘Posso te indicar um conto – clube de leitura’, Workshop ‘Introdução à fotografia criativa’, ‘Dançar a dois, abrir espaços e construir caminhos’, ‘Artes e estéticas afro-brasileiras’, ‘Oficina de Produção de documentário’, ‘Oficina de apreciação musical: música folclórica sul-americana’ e ‘Introdução à teoria Queer e os seus manifestos’.
As oficinas serão realizadas ao vivo, por meio da utilização de ferramentas de reunião virtual (como Zoom, Google Meet, a ser confirmado em cada caso) e atenderão público inscrito previamente. A confirmação de participação e orientações serão enviadas para o e-mail de cada inscrito.

Inscrição para oficinas culturais gratuitas on-line:
Oficina: Posso te indicar um conto? - clube de leitura
De 6 a 29/7, das 17h às 19h
Inscrições até 27/6 no link https://forms.gle/iDNZqzfyRhx3Q8iN7
Os participantes desta oficina serão convidados à leitura de contos clássicos e contemporâneos brasileiros, com breve exposição sobre os autores e sua obra, seguido de bate-papo sobre impressões de leitura. 16 anos. 50 vagas.

Workshop: Introdução à fotografia criativa
Coordenação: Melissa Szymanski
De 7 a 16/7, das 14h às 16h
Inscrições até 28/6 no link https://forms.gle/MZGNNk5L2fRfeZaL7
A oficina visa mostrar o quão importante é aprender os pilares da fotografia e entender o percurso da luz, para estimular maior consciência no ato de fotografar. Será estudado o modo manual, com ênfase em câmeras SLR, DSLR e semiprofissionais explorando ISO, diferenças entre negativo e positivo, tipos e tamanhos de arquivos na câmera digital, velocidade do obturador, distância focal, abertura do diafragma e fotometria. 16 anos. 50 vagas.

Oficina: Dançar a dois, abrir espaços e construir caminhos
Coordenação: Ronaldo Mota
De 3 a 31/7, a partir das 18h (no Youtube)
Inscrições até 1/7 no link https://forms.gle/8RQoHGpkdbfhRjrs9
A oficina de dança de salão propõe um exercício do desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, utilizando-se de princípio da técnica Klauss Vianna de despertar e conhecer o corpo para a dança a dois. 16 anos. 80 vagas.

Oficina: Artes e estéticas afro-brasileiras
Coordenação: Luciara Ribeiro
De 13 a 17/7, das 14h às 16h
Inscrições até 3/7 no link https://forms.gle/QikCBxhGjYY8RHAV6
A oficina visa introduzir o estudo das artes e das estéticas afro-brasileiras, através de leituras e análises de obras e autores emblemáticas, de diferentes temporalidades, linguagens e contextos. 16 anos. 50 vagas.

Oficina de produção de documentário
Coordenação: Mário de Almeida
De 13 a 29/7, sendo os quatro primeiro encontros estarão disponíveis no Youtube, a partir das 17h. O último encontro, na quarta-feira dia 29/7, será ao vivo às 17h.
Inscrições até 10/7 pelo link https://forms.gle/cjt1y2vBGuQDCyfs7
O diretor Mário de Almeida introduz os espectadores à linguagem documental e apresenta formas de se produzir documentários com baixíssimo orçamento e poucos recursos técnicos, abordando principalmente as questões de âmbito criativo, desde a preparação das filmagens até a edição do documentário.

Oficina de apreciação musical: Música folclórica sul-americana
Coordenação: Marcos Matturro
De 14 a 28/7, sendo os quatro primeiro encontros estarão disponíveis no Youtube a partir das 17h. O último encontro, na terça-feira dia 28/7, será ao vivo às 17h.
Inscrições até 10/7 pelo link: https://forms.gle/Gf6SYKgnYfdGY8hD9
Serão abordados os seguintes gêneros: Candombe (Uruguai), Zamba (Argentina), Milonga (Argentina, Uruguai e Brasil) e Bambuco (Colômbia), através da produção musical de seus principais expoentes, sua retrospectiva histórica e características fundamentais que os identificam. 16 anos. 80 vagas.

Oficina: Introdução à Teoria Queer e os seus manifestos
Coordenação: Rafael Leopoldo e Sara Wagner York
De 22 a 30/7, das 14h às 16h
Inscrições até 10/7 no link https://forms.gle/dQ3zEuotBC2DvArp9
Os participantes desta oficina serão introduzidos ao pensamento Queer, por meio do conceito de manifesto enquanto gênero literário e dos manifestos produzidos pela própria teoria queer. 18 anos. 45 vagas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fauna e Flora de Cotia: Pica-pau

Da ordem Piciformes e família Picidae, o Dryocopus pileatus, popularmente conhecido como pica-pau é uma das aves comuns pelos bosques de Cotia. Com seu porte médio, penas coloridas e uma crista vermelha (no caso dos machos), o pássaro, famoso por desenhos animados dos anos 80, justifica a sua nomenclatura popular pela sua capacidade de dar até 100 bicadas por minuto em troncos de árvores, seja para encontram larvas para alimentação ou construir ninhos.

Semana do Meio Ambiente será lembrada com Oficina ODS

Foto: Pixabay Se assim como eu, você é apaixonado pelo meio ambiente e preservação ambiental, você vai gostar desta informação. Para celebrar a Semana do Meio Ambiente e o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, as unidades de conservação APA de Itupararanga, APA Tietê-Jumirim, EE Caetetus, PE Jaraguá se reuniram para oferecer a “Oficina ODS"- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com apresentação de Patricia Fazano, gestora da Estação Ecológica Caetetus. A oficina é gratuita e terá transmissão on-line no dia 3 de junho, às 14h. Para participar basta acessar o link https://is.gd/odsnapratica . A APA de Itupararanga foi criada pela Lei Estadual n° 10.100 em 1º de dezembro de 1998 e alterada pela Lei Estadual n° 11.579 de 2 de dezembro de 2003 com objetivo de proteger os recursos hídricos, assim como a biodiversidade da região e contribuir para o ordenamento no processo de ocupação da região. A APA de Itupararanga possui uma área de aproxima...

Este Blog Começa Aqui!

Meu nome é Osvaldo Pereira Gaia, mas pouco tempo após me conhecer melhor, provavelmente começará a me tratar por Gaia, como muitos amigos e conhecidos me chamam. Nasci em São Francisco, não na cidade norte-americana, mas no pequeno município paulista com cerca de 2.7 mil habitantes e 75,6 km², onde passei a infância em um sítio de 6 alqueires, localizado às margens no Córrego Jaguari. Junto com meus pais, Miguel e Perciliana, praticávamos a agricultura familiar de subsistência, meu primeiro emprego já aos 7 anos de idade. Após os 14 anos, uma lista de atividades como ajudante de mascate, engraxate, distribuidor de notas fiscais faturas de loja de auto peças –em uma bicicleta - e servente de pedreiro começava a formar meu futuro profissional e meu caráter. Mas foi aos 17 o meu primeiro ofício com carteira assinada, no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), na cidade de Fernandópolis. Após um ano resolvi tentar a vida na capital e iniciei uma nova jornad...